• Carreiras Policiais
  • |Notícias

Reabertura do prazo de inscrição para o concurso da PF

O edital com 1.500 vagas da Polícia Federal terá a reabertura do prazo de inscrição para que pessoas com deficiência (PcDs) possam se inscrever.

A reabertura do prazo de inscrição terá duração de três dias e a retificação do edital deverá ser publicada até a próxima segunda-feira, dia 29.

A movimentação será feita após acordo com o Ministério Público Federal.

O edital original solicitava dos candidatos PcDs a entrega de parecer emitido por equipe multiprofissional e interdisciplinar formada por três profissionais da área de saúde já no ato da inscrição.

Com o novo acordo entre a corporação e o MPF, o candidato poderá apresentar laudo médico simples, emitido por um único médico.

O concurso teve a prova adiada do dia 21 de março para o dia 23 de maio, devido a pandemia do Coronavírus.

O CONCURSO

As 1.500 oportunidades estão divididas entre os cargos de Agente (893), Delegado (123), Escrivão (400) e Papiloscopista (84).

Todas as vagas exigem nível superior completo e carteira de habilitação na categoria “B”, sendo o cargo de Delegado Federal necessário ter curso específico em Direito e pelo menos três anos de experiência em atividade jurídica ou policial.

A remuneração inicial para as funções é de R$ 12.522,50 para os cargos de Agente, Escrivão e Papiloscopista. Já para o cargo de Delegado o salário inicial é de R$ 23.692,74.

Além da prova objetiva, os aprovados na primeira fase passarão ainda pelas seguintes etapas: exames de aptidão física, avaliação médica, avaliação oral para o cargo de delegado, prova prática de digitação para o cargo de escrivão, análise de títulos para delegado, avaliação psicológica e curso de formação profissional.

A avaliação objetiva dos cargos de Agente, Escrivão e Papiloscopista será formada por três blocos, com 60 perguntas e prova dissertativa de até 30 linhas. Já o cargo de Delegado apresenta teste com 120 questões, avaliação dissertativa com três perguntas; além de uma peça profissional.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CARGO DE AGENTE: Bloco I – língua portuguesa, noções de direito administrativo, noções de direito constitucional, noções de direito penal e processual penal, legislação especial, estatística e raciocínio lógico. Bloco II – informática e Bloco III – contabilidade geral.

CARGO DE ESCRIVÃO: Bloco I, língua portuguesa, noções de direito administrativo, noções de direito constitucional, noções de direito penal e processual penal, legislação especial, estatística e raciocínio lógico. Bloco II – informática e Bloco III – contabilidade geral e arquivologia.

CARGO DE PAPILOSCOPISTA: Bloco I, língua portuguesa, noções de direito administrativo, noções de direito constitucional, noções de direito penal e processual penal, legislação especial, estatística e raciocínio lógico. Bloco II – informática e Bloco III – biologia, física e química.

CARGO DE DELEGADO: direito administrativo, direito constitucional, direito civil, direito processual civil, direito empresarial, direito internacional público e cooperação internacional, direito penal, direito processual penal, criminologia, direito previdenciário e direito financeiro e tributário.

Leia mais informações sobre concurso público no Blog de Notícias da Federal Concursos.

Quer mais matérias como essa? Cadastre-se em nossa newsletter gratuita, para receber em primeira mão todas as nossas matérias diretamente em seu email.




    Compartilhe em suas redes sociais

    Compartilhar no facebook
    Compartilhar no google
    Compartilhar no twitter
    Compartilhar no linkedin

    Preparação dos principais concursos nacionais e pela excelência em todos os cursos, atestada por meio de seus elevados índices de aprovação e dos seus 20 anos de pioneirismo e experiência.

    Contato

    Receba nossas

    Atualizações

    CYBER EDUCACIONAL E EDITORA EIRELI. CNPJ 05.235.216/0001-50

    © 2021 Todos os direitos reservados.

    Cadastre-se para receber informações e dicas da federal